top of page

GRUPO F21

O Grupo F21 surgiu no âmbito do Projeto KRISIS da área de Comunidade da Guimarães Capital Europeia da Cultura, em conjunto com a Casa do Povo de Fermentões, no âmbito da Guimarães CEC 2012 
O nome deriva da localidade onde o grupo se criou, Fermentões (Guimarães) e do artigo 21º da Constituição da República Portuguesa (Direito de resistência - Todos têm o direito de resistir a qualquer ordem que ofenda os seus direitos, liberdades e garantias e de repelir pela força qualquer agressão, quando não seja possível recorrer à autoridade pública).
O Grupo F21 criou e apresentou a p
eça de Teatro-Fórum "PARQUÊ?!" no âmbito do Projecto Krisis da área de Comunidade da Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, com a colaboração da Associação PELE/NTO Porto e da banda Mão Morta. Posteriormente integrou a peça "Na minha cidade há o mundo" criada pela Mundo Razoável, também no âmbito da Guimarães CEC 2012.
Entre diversas actividades em que os seus elementos participam, destaca-se igualmente o projecto "Imagens à Margem", a convite da Amnistia Internacional e Plataforma de Acção Fotográfica. A actuação musical por parte do Grupo F21 contou com algumas das músicas originais do grupo aquando do lançamento da revista AGIR na FNAC de Guimarães.
A criatividade do grupo permitiu-lhe desenvolver o concerto "F21 Faz Parte" para o campo de trabalho da Amnistia Internacional 2012, onde constam todas as músicas que o grupo compõe e que integram as peças de Teatro criadas. 
Em 2013 o Grupo apresentou a peça de Teatro-Fórum intitulada "CARTA", tendo a mesma sido apresentada em várias cidades do país (Guimarães, Braga,Vizela, Paredes, Póvoa de Lanhoso, Porto, Lisboa). Com esta peça foi evidente a evolução e a criatividade do grupo, que é já uma referência. Ainda em 2013 o Grupo F21 apresentou vários "concertos" com as músicas originais que integram as duas peças já criadas. No verão de 2013 elementos do Grupo F21 participaram no intercâmbio internacional "MEDIA AND CONFLICT" que decorreu em Barcelona. 
Atualmente o Grupo apresenta a peça de teatro-fórum "História de desencantar", com novos temas musicas, tendo sido já apresentada em Fermentões (Escola EB2,3 Fernando Távora) e no Porto (no âmbito do ciclo de teatro-fórum organizado pela PELE) e no I Ciclo de Teatro-Fórum organizado pelo NTOG.

Estamos disponíveis para agendar apresentações da nossa nova peça. Podem entrar em contacto connosco. 

 

https://www.facebook.com/bitaiteiros/

 

 

bottom of page